segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Como trabalhar com poesias em sala de aula?
BRINCANDO COM AS PALAVRAS

            O gênero poesia é realmente muito difícil de se trabalhar em sala de aula, seja na educação infantil, no ensino fundamental, ou ensino médio, pois para trabalhar com poesia é preciso uma dedicação por parte do professor em procurar poemas que façam sentido naquele momento com aquele assunto didático. E, também, exige por parte dos estudantes uma sensibilidade, que muitas vezes, eles não têm.
            A autora Maria Solange da Costa Folchini (2010), em seu livro Prosa Poética, diz: "Poesia: lê-se com o coração e não com a cabeça". E, realmente, precisamos fazer com que os nossos estudantes vejam o mundo com outros olhos, com os olhos do coração,  pois  segundo Robert Frost "Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras”. 
            Assim sendo,  a poesia vem do coração e sai através da mão do poeta, transmitindo a beleza dos pensamentos para o papel... Nós podemos usufruir dessa beleza quando interagimos através da leitura. Emocionamos a nós mesmos e também a nossos alunos, quando os levamos ao encontro desse pensamento musicado. Trabalhar com a poesia nos leva ao encantamento, e, logo a seguir a emoção favorece a relação humana; logo, à aprendizagem.   Para Leonardo da Vinci "Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos", assim trabalhar com poesia é alquimia, é um manipular de emoções. E, na maioria das vezes, os professores preferem deixar a poesia na gaveta, no livro... porque lidar com poesia requer mexer com sentimentos, sensibilidade, observação, senso crítico e isso dá muito trabalho, sem considerar o constrangimento em "ficar tocado" diante dos alunos. É necessário que as emoções sejam libertadas nas asas da poesia, chorar e rir sem medo de mostrar nossa humana condição.
            “Eu amooo trabalhar com poesia, aliás, boto poesia em tudo. Declamo (e me comovo) para os meus alunos e percebo-os emocionados com o que ouvem”, declara a professora  de Língua Portuguesa, Cleana Brum.
            “Acredito que poesia tem que tocar o coração, para escrever poesia é muito mais transpiração que inspiração... Acredito que a criança é muito mais receptiva à poesia, porque faz parte do seu mundo, o mundo lúdico, dos sonhos, da imaginação. Quando trabalho poesia, faço através da música, uso muito as letras de Raul Seixas, Renato Russo, Cazuza.. Penso que a música, para os adolescentes é o que se aproxima mais da poesia e toca o coração, de forma que eles queiram criar, transformar as palavras em versos, estrofes, sons, música, poesia.”, finaliza a professora.
            Trabalhar com Poesia é despertar sentimentos e emoções. O trabalho com a Poesia é muitas vezes esquecido ou deixado em segundo plano, porque somente o professor apaixonado por versos, por emoções e por sentimentos, sabe lidar com esse gênero textual. O trabalho com Poesia possibilita vivências que vão além das palavras, pois a Poesia enseja o conhecimento da alma e o despertar para outras possibilidades de compreensão.
"Ser poeta é um dom que exige talento especial. Brincar de poesia é uma possibilidade aberta a todos.” (Elias José, 2003, p. 101); o talento especial de brincar com as palavras mediados pela emoção.

Soneto "AMOR" de Camões.


Um comentário:

  1. O blog está maravilhoso e quero cumprimentar o Grupo pela qualidade do texto, pela entrevista com nossa querida Cleana, que traz toda sua vivência e convivência com poesia de maneira apaixonada. Essa paixão por poesia contamina e mexe com os alunos, é tão sentida como se fosse vista, porque temos essa mesma sensação do valor e da força da palavra em cada verso e da capacidade de despertar as mais fortes emoções em qualquer idade.

    Divulguem e continuem alimentando esse blog maravilhoso com muita poesia, muitas palavras e imagens lindas, despertem os corações para as emoções.

    abraço carinhoso
    Profa. Marilene

    ResponderExcluir